Notícias

Noticias

Jornalista Alice Bastos Neves foi a painelista principal do Encontro Regional de Mulheres Cooperativadas

O último fim de semana foi especial para a Cotricampo. Na sexta-feira e no sábado, eventos promovidos pela cooperativa marcaram o aniversário de 57 anos da instituição.

Na sexta (13), o Encontro Regional de Mulheres Cooperativadas lotou a sede social da Afucampo, com mais de 600 participantes. Há nove anos a Cotricampo busca integrar as mulheres e trabalhar o protagonismo feminino.

Destaque para o painel apresentado pela jornalista Alice Bastos Neves, do Grupo RBS, que trouxe a exposição “Ressignifique-se” baseada em sua trajetória profissional, com destaque para o jornalismo esportivo, mas também sob aspectos de sua vida pessoal, especialmente o desafio de enfrentar e superar o diagnóstico precoce de um câncer de mama.

A Unimed Noroeste RS, cooperativa do ramo de saúde, também esteve representada na programação. A coordenadora de enfermagem do Hospital Unimed Noroeste/RS, de Ijuí, Adriana Nespolo, abordou o tema “Acolhendo-se para Acolher!”.

Após um almoço festivo, a programação da tarde teve como destaque a performance artística do Grupo Sol Maior Show, que comandou a festa com todas as mulheres que estiveram participando de mais um encontro regional.

Protagonismo feminino no Agro
Em 15 de outubro, celebramos o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem o objetivo de conscientizar sobre a presença das mulheres no campo. Mas essa importância vai além da data.

A realidade agrícola no Brasil é também feminina. A presença da mulher no agro é fundamental para toda produção agropecuária, e cerca de 1 milhão de mulheres estão no comando de parte dos mais de 5 milhões de empreendimentos rurais do país.

Segundo a consultora em sucessão familiar, Marielly Biff, coautora do livro “Mulheres do Agro”, 30 milhões de hectares são administrados por mulheres no Brasil. Desse total, 42% são voltados para a agricultura, sendo 48% dessa fatia destinados à produção de soja.  No mundo, 43% dos pequenos agricultores (cerca de 1 bilhão e 300 milhões, no total) pertencem à população feminina. Os dados são da Comissão Sobre a Situação da Mulher na Organização das Nações Unidas.

Esses números expressivos mostram como a presença feminina no campo vem crescendo, especialmente devido ao avanço da tecnologia no setor. Apesar de historicamente ser considerado um segmento masculino, a contribuição das mulheres é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do agro. Elas trazem conhecimento e talento aos serviços essenciais no campo, a partir de uma agricultura mais inovadora e estratégica.

A competência feminina é vista em todos os processos do agro, como no planejamento, na administração da propriedade e na segurança do trabalho.

Em razão desta representatividade que a Cotricampo vem realizando anualmente este encontro voltado às mulheres de nossa região, com a intenção de reforçar cada vez mais a presença, a participação e o papel das mulheres em nossa instituição cooperativa.

Fonte: Vinicius Bindé Arbo de Araujo - Jornalista MTE 21077
Departamento de Comunicação Cotricampo

17/09/2024

VEJA TAMBÉM

Comitiva de deputados realiza visita ao centro administrativo da Cotricampo, em Campo Novo

Noticias

Comitiva de deputados realiza visita ao centro administrativo da Cotricampo, em Campo Novo

14/11/2025

Investimento em robotização moderniza ainda mais o Moinho Cotricampo

Noticias

Investimento em robotização moderniza ainda mais o Moinho Cotricampo

04/08/2025

Estudantes de Administração e Economia da UFSM-PM foram recepcionados pela Cotricampo

Noticias

Estudantes de Administração e Economia da UFSM-PM foram recepcionados pela Cotricampo

05/12/2024

Produtores associados e Cotricampo são destaques do ano em evento promovido pela Gadolando-RS

Noticias

Produtores associados e Cotricampo são destaques do ano em evento promovido pela Gadolando-RS

16/12/2024